🎀Outubro Rosa🎀


O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Somente em 2010, o Brasil registrou mais de 49 mil novos casos e 11,8 mil mortes pela doença de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.
Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente.
No caso do colo do útero, chega a 100%. “A cura é tão alta, quanto mais cedo for descoberto e, para isso, a única coisa que as mulheres precisam fazer são os exames de prevenção, que são simples e estão disponíveis na rede pública”
Além da realização de exames preventivos periódicos, é importante, segundo os médicos, estar atenta aos fatores de risco e de proteção. Atitudes simples como manter uma alimentação saudável e peso adequados, por exemplo, ajudam na prevenção do câncer de mama. 
O consumo de gordura animal faz com que sejam acumuladas substâncias tóxicas ao organismo que não são eliminadas. Elas agem no corpo como o estrogênio, favorecendo o câncer de mama.
A hereditariedade também é um fator que influencia no aparecimento do câncer de mama. Portanto, mulheres que já tiveram tias, primas, mãe ou outro parente próximo com o tumor, devem começar a fazer exames preventivos mais cedo. “Se uma prima, por exemplo, teve câncer de mama aos 40 anos, a mulher deve começar a fazer mamografia dez anos antes desta idade, aos 30.


O adiamento da primeira gravidez para depois dos 30 anos também é fator que traz maior risco de câncer de mama, já que o organismo fica sendo mais tempo bombardeado por estrogênio, um hormônio que favorece o câncer de mama, a ausência de gestações faz com que a mulher deixe de receber alguns hormônios protetores produzidos pela placenta.
A amamentação por períodos menores, outro hábito que tem se tornado regra, também traz maior risco de câncer de mama.
Quanto à pílula anticoncepcional, de acordo com o INCA, ainda não há comprovação de que seja um favorecedor do aparecimento desse tipo de tumor. 
Já a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, também é contra-indicada.
No caso do colo de útero, o principal fator de risco é o HPV, ou papilomavírus, sexualmente transmissível. Quase 100% dos tumores de colo de útero tem origem do HPV. Contudo, é importante ressaltar que apenas cerca de 2% das mulheres que foram infectadas por HPV costumam apresentar o tumor. “Muitas das lesões que surgem pelo HPV acabam regredindo espontaneamente e só precisam de uma observação clínica”, A prevenção do HPV é feita por meio de uso de preservativo. 
Também há no mercado brasileiro vacinas para duas variedades do vírus.
Outros fatores que podem facilitar o aparecimento do câncer de colo de útero são o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

“De forma geral, manter uma boa qualidade de vida e fazer os exames periódicos já é bastante importante para se proteger dessas doenças”

Fontes:
Google
Youtube

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário!!!
É o que nos motiva a fazer a cada dia o melhor dos melhores.
Bjs até a próxima...

Marcadores

#Beda #curticompartilhei #espalheamorporai #EuQueFiz #TBT Adoro Maquiagem Ajudar a quem? Amigas Arteiras Artesanato Artesanato P.A.P. Blogagem Coletiva Bolsas e Acessórios Boneca de Pano Bonfim Paulista By Lilian Carnot Cabelos Colunista - Camila Ribeiro Colunista - Catia Santos Colunista - Eliana Cristóforo Colunista - Fabrícia Vieira Colunista - Joelma Pereira Colunistas Consumo Consciente Curiosidades Depeeling Depilação Diário de Marias Dicas e Truques Dolls Drenagem Linfática Emagrecer c/ saúde Esmaltes e Unhas Espaço Natura Estampas Estética Corporal Estilos de Moda Eventos FeirArte 01º Edição FeirArte 02º Edição FeirArte 03º Edição FeirArte 04º Edição FeirArte 05º Edição FeirArte 06º Edição FeirArte 07º Edição FeirArte 08º Edição FeirArte 09º Edição FeirArte 10º Edição FeirArte 11º Edição FeirArte 12º Edição FeirArte 13º Edição FeirArte 14º Edição FeirArte 15º Edição FeirArte 16º Edição FeirArte 17º Edição FeirArte 18º Edição FeirArte 19º Edição FeirArte Ribeirão Feiras / Bazares / Eventos Fetiche Fibromialgia Homenagens e Comemorações Lábios Macacão Makeup Massagens Medicina Natural Mensagens e Poemas Moda íntima Moda Praia Músicas e Poemas No quintal da minha mãe Noivado/Casamento Parcerias Passeios e Aprendizados Pet p/ Adoção Pet Perdido/Encontrado Plus Size Pratanet Proibido para Menor Publieditorial Racco Receitas Receitas - Bolos e Sobremesas Receitas/Bebidas Receitas/Bolos e Sobremesas Receitas/Massas e Tortas Receitas/Petiscos e Aperitivos Renda Extra Repost Resenha Ribeirão Preto Saúde e Prevenção Social Sorteios Tendências de Moda Vamos brincar Vestidos Workshop

Vizualizações

Tradutor

Arquivo do blog

Aqui Tem...